CIRURGIA DOS PÓLIPOS NASAIS
O pólipo nasal é um tumor benigno que cresce dentro da cavidade nasal ou dos seios paranasais. São causados por inflamação crônica do epitélio que reveste os seios nasais. Ocorrem comumente em pacientes alérgicos e/ou asmáticos.
A Polipose Nasal costuma estar associada às Rinossinusites Crônicas pois eles impedem a drenagem das secreções. Assim, ela causa secreção nasal purulenta, obstrução nasal, dor na face em peso (fascialgia) e, principalmente, diminuição do Olfato.
A cirurgia dos pólipos nasais (Polipectomia – remoção dos pólipos) é realizada associadamente com a Cirurgia da Sinusite (Sinusectomia) por vídeo-endoscopia nasal. Ela ocorre sob anestesia geral. Não há cortes externos, portanto, não deixa cicatriz. A recuperação pós-operatória ocorre de 10 a 14 dias, a depender da extensão dos pólipos.
O paciente terá vários benefícios com a cirurgia como a melhora da respiração pelo nariz, melhora do Olfato, melhora da secreção nasal purulenta e das dores na face. Além disso, o paciente diminuirá consideravelmente as crises de Sinusite e, portanto, diminuirá as tomadas de Antibióticos e Corticóides.