

Cirurgia da Rinite
A Rinite é uma inflamação da mucosa nasal de causa infecciosa, alérgica ou irritativa. A principal forma de apresentação é a RINITE ALÉRGICA em que os pacientes apresentam os sintomas de Obstrução nasal, secreção nasal hialina, espirros e prurido (coceira) no nariz.
A Rinite Alérgica é uma doença crônica em que o principal objetivo do tratamento é controlar as crises alérgicas recorrentes. Normalmente utilizamos anti-histamínicos, corticóides nasais, anti-leucotrienos e, em alguns casos, corticóides orais.
A cirurgia da Rinite, também conhecida como TURBINECTOMIA PARCIAL, é indicada para aqueles casos em que os sintomas de Obstrução nasal ( nariz entupido) persistem mesmo após o melhor tratamento. A TURBINECTOMIA é a remoção parcial dos cornetos (ou cartuchos) que ficaram inchados devido à constantes crises de rinite.
A Turbinectomia atualmente é realizada por vídeo-endoscopia nasal e ocorre sob anestesia geral. Não há cortes externos, portanto, não deixa cicatrizes. A recuperação pós-operatória ocorre de 5 a 7 dias. A depender de cada caso, podemos realizar essa cirurgia associada, como por exemplo, a Cirurgia da Sinusite (SINUSECTOMIA) e a do Desvio de Septo Nasal (Septoplastia).